sábado, 30 de agosto de 2025

  a REPÚBLICA e o povo brasileiro 



 QUINZE DE NOVEMBRO DE 1889, HOJE comemoramos A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, isto é, há 135 anos deodoro da fonseca acabou com a monarquia no Brasil.

 o marechal deodoro da fonseca, no campo santana, reúne 600 militares e uns poucos civis para destruir A MONARQUIA brasileira. o primeiro monarca foi dom pedro I, que nos deu a INDEPENDÊNCIA do brasil, governou de 1822 à 1831. depois tivemos o PERÍODO regencial, porque dom pedro II não tinha idade suficiente para governar o brasil, quando seu pai foi embora, tinha apenas 5 anos de idade.  e, aos CATORZE anos, assumiu o poder no brasil, governando por 49 anos!

 


em cerimonia improvisada na câmara municipal carioca, a república é proclamada; para surpresa de todos, constata-se que não havia SÍMBOLOS nacionais para comemorar o novo regime. então é hasteada uma bandeira com desenho semelhante à bandeira americana nas cores verde e amarelo. e, para piorar, canta-se “A MARSELHESA” HINO nacional francês, feito durante a carnificina da revolução francesa, onde mais de 40.000 pessoas morreram decapitadas pela guilhotina.

 


como narram os jornais da época, o povo brasileiro mal entendia o que se passava. figuras como: deodoro da fonseca, quintino bocaiuva, silva jardim, protagonistas do movimento republicano, eram poucos conhecidos dos brasileiros.


“ninguém parecia muito entusiasmado”, anotou o correspondente do jornal americano new york times. e um jornal brasileiro foi mais longe: “o povo assistiu àquilo bestializado, antônito, sem conhecer o que aquilo significava”, escreveu o colunista Aristides lobo, no diário popular. 

 “O povo seguiu curioso os acontecimentos, perguntou-se sobre o que se passava, respondeu aos vivas e seguiu a parada militar pelas ruas. o povo estava fora do roteiro da proclamação. “a formação da alma’, josé murilho de carvalho.

 na tentativa de conquistar o apoio da população até então alheia, ou bestilizada, diante de tudo o que estava acontecendo. os republicanos se esforçaram nos meses seguintes para criar e difundiar marcas do novo regime – república -. apagaram vestigios do império de dom pedro ii; cidades se encheram de estatuas e outros monumentos à republica: ruas praças e repartições com referencias à republica federativa do br

Nenhum comentário:

Postar um comentário