sábado, 30 de agosto de 2025

 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 1939-1945


INICIEMOS COM O CONCEITO DE RAÇA ARIANA

RAÇA ARIANA: ERA UMA RAÇA SUPERIOR E O OBJECTIVO NAZISTA ERA UNIR TODOS OS POVOS DO CONTINENTE DE RAÇA ARIANA. TINHA OS “BEM NASCIDOS E OS MAL NASCIDOS”. ESSA IDEIA DE RAÇA SUPERIOR E INFERIOR É TRAZIDA DO LIVRO DO CHARLES DARWIN “A ORIGEM DAS ESPÉCIES”, QUE POSTULA SOBRE AS ESPÉCIES QUE FORAM SE DESENVOLVENDO COM BASE EM SUAS HABILIDADES PARA SOBREVIVER AO AMBIENTE E, AO MESMO TEMPO, SOFRENDO MUTAÇÕES EM SEU CORPO FÍSICO.  UM EXEMPLO É ESSA FIGURA DA FORMAÇÃO HUMANA. 

O HOMEM ARIANO TINHA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS FISICAS: TRAÇOS FACIAIS DEFINIDOS, QUEIXO FORTE, LINHAS FACIAIS PROEMINENTES; CABELOS SOBRETUDO LOIRO; OLHOS AZUIS A VERDES. OU SEJA, CARACTERÍSTICAS REPRESENTADAS PELOS POVOS NÓRDICOS. 

PORTANTO, EM 1938 À ALEMANHA INVADE A ÁUSTRIA E A TCHESLOVÁQUIA, QUE ERA JUNTAR OS ARIANOS, NUMA GRANDE NAÇÃO.

ALIANÇAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:

·         Eixo: composto por Alemanha, Itália e Japão, esse grupo foi formado a partir do Pacto Tripartite, assinado entre esses três países protagonistas em 1940, com a guerra em andamento.

·         Aliados: composto principalmente por Reino Unido, França (oficialmente até 1940), Estados Unidos e União Soviético (a partir de 1941). 


E, EM 1939, A ALEMANHA INICIA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL INVADINDO A POLONIA. DE IMEDIATO FRANÇA E A INGLATERRA DECLARAM GUERRA AOS NAZISTAS.  

TÁTICA DE GUERRA DOS ALEMÃES, GUERRA RELAMPAGO: ENVIAVA UM GRANDE NUMERO DE AVIÕES, TANQUES E UNIDADES DE ARTILHARIA AGINDO EM CONJUNTO. OS SOLDADOS NAZISTAS TOMAVAM “PERVITIN”; AUMENTAVA O ESTADO DE ALERTA, DAVAM SENSAÇÃO DE EUFORIA E DIMINUIAM O APETITE – CONDIÇÕES INTERESSANTES EM MEIO A GUERRA. 


COM ESSA TÁTICA DE GUERRA A ALEMANHA FOI INVADIDO A MAIORIA DOS PAISES EUROPES: DINAMARCA, NORUEGA, BELGICA, HOLANDA E FRANÇA... A PODEROSA FRANÇA, CAIU E MENOS DE UM MÊS.

EM 1941, A ALEMANHA TENTOU INVADIR O REINO UNIDO MAS NÃO CONSEGUIU. POR DOIS MOTIVOS: PRIMEIRO A MARINHA BRITANICA ERA SUPERIOR, SEGUNDO OS AVIÕES BRITANICOS CONSEGUIRAM VENCER OS ATAQUES NAZISTAS.

EM 1941, O JAPÃO ATACA PEAL HARBOR, LOCALIZADA NO HAVAI, INICIANDO UM CONFLITO ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E O JAPÃO. 

EM 1942 A ALEMANHA INVADE A UNIÃO SOVIÉTICA COM QUASE TRES MILHÕES DE SOLDADOS. A MAIOR BATALHA ACONTECEU NA CIDADE DE STALINGRADO. OS ALEMÃES PERDERAM POR CAUSA DO INVERNO RUSSO. 



EM AGOSTO DE 1945, OS ESTADOS UNIDOS JOGAM DUAS BOMBAS SOBRE HIROSHIMA E NAGASAKI, MATANDO MAIS DE 300.000 PESSOAS. 


 

 

  a REPÚBLICA e o povo brasileiro 



 QUINZE DE NOVEMBRO DE 1889, HOJE comemoramos A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA, isto é, há 135 anos deodoro da fonseca acabou com a monarquia no Brasil.

 o marechal deodoro da fonseca, no campo santana, reúne 600 militares e uns poucos civis para destruir A MONARQUIA brasileira. o primeiro monarca foi dom pedro I, que nos deu a INDEPENDÊNCIA do brasil, governou de 1822 à 1831. depois tivemos o PERÍODO regencial, porque dom pedro II não tinha idade suficiente para governar o brasil, quando seu pai foi embora, tinha apenas 5 anos de idade.  e, aos CATORZE anos, assumiu o poder no brasil, governando por 49 anos!

 


em cerimonia improvisada na câmara municipal carioca, a república é proclamada; para surpresa de todos, constata-se que não havia SÍMBOLOS nacionais para comemorar o novo regime. então é hasteada uma bandeira com desenho semelhante à bandeira americana nas cores verde e amarelo. e, para piorar, canta-se “A MARSELHESA” HINO nacional francês, feito durante a carnificina da revolução francesa, onde mais de 40.000 pessoas morreram decapitadas pela guilhotina.

 


como narram os jornais da época, o povo brasileiro mal entendia o que se passava. figuras como: deodoro da fonseca, quintino bocaiuva, silva jardim, protagonistas do movimento republicano, eram poucos conhecidos dos brasileiros.


“ninguém parecia muito entusiasmado”, anotou o correspondente do jornal americano new york times. e um jornal brasileiro foi mais longe: “o povo assistiu àquilo bestializado, antônito, sem conhecer o que aquilo significava”, escreveu o colunista Aristides lobo, no diário popular. 

 “O povo seguiu curioso os acontecimentos, perguntou-se sobre o que se passava, respondeu aos vivas e seguiu a parada militar pelas ruas. o povo estava fora do roteiro da proclamação. “a formação da alma’, josé murilho de carvalho.

 na tentativa de conquistar o apoio da população até então alheia, ou bestilizada, diante de tudo o que estava acontecendo. os republicanos se esforçaram nos meses seguintes para criar e difundiar marcas do novo regime – república -. apagaram vestigios do império de dom pedro ii; cidades se encheram de estatuas e outros monumentos à republica: ruas praças e repartições com referencias à republica federativa do br

segunda-feira, 31 de março de 2025

 O terremoto de Lisboa 


Era 01 de novembro de 1755, feriado do dia de Todos os Santos, 9:30 da manhã, muitas pessoas se encontravam nas ruas e nas igrejas e um terremoto abalou Lisboa, capital de Portugal. O terremoto veio na escala 9, durando seis minutos. Em seguida veio um Tsunami, que além de matar centenas de pessoas, espalhou-se pelo sul de Portugal, costa da Africa, onde o pais mais atingido foi de Marrocos.

As ondas do tsunami provocado pelo terremoto chegaram até a costa brasileira. No Brasil, essas ondas chegaram a 1,90m de altura e inundaram áreas a até 4km da costa. Os impactos foram mais sentidos entre as regiões hoje conhecidas como Paraíba e Pernambuco, mas há relatos de efeitos até no Rio de Janeiro.

A população de Portugal era em torno de 200.000 mil pessoas. E a quantidade de pessoas que morreram nesse terremoto fica entre 50.000 pessoas até 100.000 pessoas, ou seja, quase a metade de Portugal. Foi algo horroroso, que não desgruda da memoria do português. A cidade de Lisboa foi totalmente devastada, arruinada. O fogo do terremoto consumiu todas as casas e, em seguida, as águas do tsunami acabou por devastar o que havia sobrado.

O que dizer diante de uma tragédia? Os líderes católicos afirmaram que o terremoto foi um castigo divino, porque o povo português estava vivendo uma vida longe de Deus. Ou seja, quem mandou o terremoto foi o próprio Deus para castigar as pessoas.

Em seguida, veio os convencidos, ou, os conformados, que afirmava que tudo estava certo, tinham que se conformar. Essa filosofia ensinava que vivíamos no melhor de todos os mundos possíveis, que mesmo nesse desastre havia providência divina. Que Deus estava elaborando algum plano e não cabia a nós questionarmos.

Já os iluministas acreditavam que havia uma explicação racional, cientifica para o acontecimento. Sim, era por causa dos movimentos nas placas tectônicas que causavam inúmeros terremotos. Pode-se dizer que 1 de novembro de 1755 é a data de nascimento da sismologia, que é hoje é estudada com base nesse acontecimento.

 

domingo, 23 de março de 2025

 

A viagem de Cristovão Colombo 

Nasceu em Genôva na Itália, em 1451, Colombo desde cedo se fascinou pelo mar. Estudou geografia, cartografia e astronomia com o objetivo de explorar o desconhecido. Havia nesse periodo uma busca por especiarias e uma nova rota para chegar até as Indias. Então, Colombo se propos um feito ousado: navegar pelo oeste em busca das Indias Orientais.

Cristóvão Colombo, com uma laranja sobre a mão, explica ao seu filho que “o mundo é redondo” (como se fosse algo extremamente revolucionário e desconhecido para as pessoas daquela época). Pouco tempo depois, o navegador genovês diz a um monge:  “Disseram-nos mentiras por tanto tempo. Disseram que isso (apontando para o globo terrestre) era reto como uma mesa. Que havia monstros na extremidade do mundo. ” ]


Colombo não tinha como objetivo provar a esfericidade da terra, porque todos achavam que a terra era plana e não redonda. Mas, seu principal interesse era encontrar uma rota maritima alternativa para chegar às Indias Orientais e obter especiarias. Então, se ele navegasse em direção ao oeste poderia chegar as Indias mais rapido do que circulando a Africa.

Inicialmente Colombo buscou apoio do rei Portugues para sua viagem, mas o rei não aceitou sua proposta. Em seguida, ele se dirigiu aos reis católicos da Espanha, e aceitaram. A missão foi aceita e em 03 de agosto 1492  partiu com tres caravelas Santa Maria, Nina e a Pinta. Chegou a ilha de Guanahani em 12 de outubro de 1492. Ele explorou as  ilhas do Caribe, como Cuba e Hispaniola, acreditando que estivesse nas Indias Orientais. Retornou a Espanha em 15 de março de 1493.