quinta-feira, 21 de julho de 2022

 A Independência dos Estados Unidos 

As colônias americanas são de povoamento. Tem as colônias do sul, colônias centrais e as colônias do Norte. A primeira a ser fundada foi a da Virginia por John Rolfe que iniciou a plantação de tabaco, em 1610, Dez anos depois, chegaram os peregrinos, fugindo de perseguição religiosa e se instalaram mais ao norte, Massactusetts.  

Entre 1756 e 1763 ocorre uma guerra chamada, “Guerra dos Sete anos’. Envolveu várias nações europeias. Um dos blocos era encabeçado pela Inglaterra, outro era encabeçado pela França. Eles disputavam território, como o Canadá e havia uma disputa por peles de animais. No final, os ingleses ganham a guerra da França (ganham a guerra com ajuda dos colonos). 

Com o final da guerra, a Inglaterra havia gastado muito dinheiro. Aliás, toda guerra gasta-se muito dinheiro. Então, agora, os ingleses precisavam de impostos. Arrecadar impostos de quem? Dos ingleses? Não! Mas das colônias inglesas. Portanto, as trezes colônias americanas são alvos dessa cobrança abusiva de impostos. Causando uma grande insatisfação aos colonos americanos. 

O primeiro imposto é a lei de 1764, chamada Lei do Açúcar. As treze colônias americanas podiam consumir açúcar de qualquer lugar, menos fora da Inglaterra. Todo açúcar que vinha de fora era taxado a preços mais altos.

O segundo imposto é a lei do selo 1765. Qualquer produto ou material impresso deve ter um selo britânico. Um jornal teria que ter o selo impresso. O selo era pago, é era caro.

O terceiro imposto é a lei do chá 1773. Foi o estopim de todo o movimento para a independência dos Estados Unidos. Antes podia comprar o chá de qualquer lugar do mundo, agora, com essa lei, somente podia comprar da Inglaterra.

Por causa dessa lei do chá os colonos americanos fizeram a revolta chamada Boston Tea Party (Partido do chá de Boston), em dezembro de 1773, no porto de Boston, Massachusetts. Os colonos revoltados disfarçados de índios invadem o Porto de Boston e lançam as caixas de chá ao mar. O exemplo de Boston foi seguido no sul, na Carolina do Sul e em Nova York.

Devido a esse fato o rei George, rei da Inglaterra, lança as leis intoleráveis, em 1774. Ou seja, tolerância zero para a população das treze colônias.

Lei do aquartelamento – os colonos deveriam hospedar oficiais ingleses em suas casas (casacas vermelhas). O objetivo era evitar qualquer tipo de conflito e rebelião. Causando uma certa indignação aos colonos.

Fechamento do Porto de Boston. Agora não tem mais negócio, mais comercio. Enquanto, que os colonos não pagassem pelo chá derramado no mar, o porto permaneceria fechado.

Os colonos, por causa de tudo isso que está acontecendo, fazem o primeiro congresso da Filadélfia, em setembro de 1774, os representantes das treze colônias declararam intoleráveis os atos aprovados pelo parlamento Britânico.

Agora, no Segundo Congresso Continental, em maio de 1775, novamente na Filadélfia, o fazendeiro George Washington, da Virginia, foi nomeado Comandante Geral do Exercito Revolucionário. Agora, inicia com a Inglaterra uma guerra pela independência das treze colônias. 

Os principais lideres da independência americana são George Washington. Foi fazendeiro e comandou as tropas dos colonos contra as casacas vermelhas; que era um exercito muito bem preparada, viera de muitas guerras. 

O segundo líder da independência americana foi o Thomas Jeferson. Aliás, ele redigiu a declaração da Independência dos Estados Unidos. Foi ele que disse: “Quando no curso dos acontecimentos humanos, torna-se necessário um povo dissolver os laços políticos que o ligam...”; ela foi escrita em 04 de julho de 1776. Então, ele teve um papel importante na história americana. 

O terceiro líder da independência americana foi o Benjamin Flankin. Ele participou ativamente das idéias da libertação das colônias do domínio britânico. E, foi ele, que fez a ponte com a França para os ajudar na independência do seu povo. Os franceses ajudaram com homens, navios e armas de guerra. 

Depois de muitos conflitos, em 1783, a Inglaterra assinou um acordo, reconhecendo a independência das treze colônias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário