sábado, 23 de julho de 2022

 VELHA REPÚBLICA – 1889 À 1930

REPUBLICA DA ESPADA (1889 -1894). O QUE É ESSA REPUBLICA? ESPADA É UMA ARMA MILITAR. PORTANTO, SÃO OS MILITARES QUE GOVERNAM O BRASIL NESSE PERIODO: MARECHAL DEODORO DA FONSECA E FLORIANO PEIXOTO. 

NESSE PERÍODO TIVEMOS A SEGUNDA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL. POR QUE ELA É TÃO IMPORTANTE? SÃO TRES PODERES: EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. FEDERALISMO: ESTADOS E GOVERNO FEDERAL. OS ESTADOS TEM MAIS AUTONOMIA EM RELAÇÃO A UNIÃO. O BRASIL ABANDONOU AO PADROADO (LIGAÇÃO COM A IGREJA CATÓLICA) E PASSOU A SER UM ESTADO LAICO, OU SEJA, RESPEITO AS OUTRAS RELIGIÕES. 

 TEM A QUESTÃO DO VOTO PARA MAIS DE 21 ANOS, ALFABETIZADO; MULHER NÃO VOTAVA E NEM ALFABETIZADO. O VOTO ERA ABERTO PARA TODO MUNDO. VOTO DO CABRESTO. A POPULAÇÃO DO BRASIL ERA DA ZONA RURAL E QUASE TODOS ERAM FUNCIONÁRIOS DE GRANDE FAZENDEIRO. O FAZENDEIRO, OU CORONEL, CONSEGUIA CONTROLAR OU MANIPULAR O VOTO DAS PESSOAS. SE NÃO VOTASSE NO CANDIDATO DO CORONEL, O ELEITOR SOFRIA SEVEROS CASTIGOS DOS CAPANGAS.

FLORIANO PEIXOTO ABRE O PROCESSO ELEITORAL NO BRASIL. AGORA, O POVO VAI ESCOLHER O SEU PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL. PRUDENTE DE MORAES TORNA-SE O PRIMEIRO PRESIDENTE CIVIL DO BRASIL. É UM SISTEMA DE OLIGARQUIA. QUEM É A OLIGARQUIA? OS CAFEICULTORES DE SÃO PAULO. E DENTRO DESSA REPUBLICA OLIGARQUICA INICIA-SE A POLITICA DO CAFÉ (SÃO PAULO) COM LEITE (MINAS GERAIS). OS DOIS ESTADOS MAIS RICOS DO BRASIL PASSAM A MANDAR NA POLITICA DO BRASIL. 

ENTÃO O PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA E MINEIRO, PASSAM A INDICAR O PRESIDENTE DO BRASIL. ORA O PRESIDENTE ERA PAULISTA, ORA ERA MINEIRO. CAMPOS SALES ESTABELE A POLITICA DOS GOVERNADORES: O CORONEL QUE É O CAFEICULTOR COLOCAVAM SEUS ELEITORES PARA ESCOLHER SEUS GOVERNADORES, OS GOVERNADORES O PRESIDENTE. UM AJUDAVA O OUTRO.

CONVENIO DE TAUBATE (1906) SE O CAFÉ ENTRASSE EM CRISE, O GOVERNO FEDERAL IRIA AJUDAR OS CAFEICULTORES. COMO? COMPRANDO OS PRODUTOS DOS CAFEICULTORES. COM A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, 1914 A 1918, OS PAISES REDUZEM A COMPRA DO CAFÉ BRASILEIRO. LOGO, O GOVERNO TERIA QUE COMPRAR O CAFÉ EXCEDENTE. 

EM 1929, COM A CRISE DA BOLSA DE VALORES EM NOVA YORKE, OS ESTADOS UNIDOS PARAM DE COMPRAR O CAFÉ BRASILEIRO. LOGO, O GOVERNO BRASILEIRO TEVE QUE COMPRAR O CAFÉ EXCEDENTE DOS CAFEICULTORES.

EM 1903 TEM O TRATADO DE PETROPOLIS. A BOLIVIA VENDEU O ACRE PARA O BRASIL, POR 10 MILHÕES DE LIBRAS ESTERLINAS. NO ACRE HAVIA MUITA SERINGUEIRA, DE ONDE TIRAVA O LATEX, PARA CONFECÇÃO DE PNEUS. LOGO ESSA REGIÃO (PARÁ, ACRE, AMAZONAS) FICOU MUITO RICA, ERA MUITO DINHEIRO QUE A BORRACHA PRODUZIA NA REGIÃO. 


Em 1902 HOUVE A REVOLTA DAS VACINAS. QUE FOI UMA REVOLTA DE CARÁTER POPULAR QUE ACONTECEU NO RIO DE JANEIRO EM 1904. SUA MOTIVAÇÃO FOI A INSATISFAÇÃO POPULAR COM A CAMPANHA DE VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA CONTRA A VARÍOLA IMPLANTADA NA CIDADE POR MEIO DE OSWALDO CRUZ. HOUVE GRANDE DESTRUIÇÃO MATERIAL E SALDO DE 31 MORTOS.

 


 

quinta-feira, 21 de julho de 2022

 A Independência dos Estados Unidos 

As colônias americanas são de povoamento. Tem as colônias do sul, colônias centrais e as colônias do Norte. A primeira a ser fundada foi a da Virginia por John Rolfe que iniciou a plantação de tabaco, em 1610, Dez anos depois, chegaram os peregrinos, fugindo de perseguição religiosa e se instalaram mais ao norte, Massactusetts.  

Entre 1756 e 1763 ocorre uma guerra chamada, “Guerra dos Sete anos’. Envolveu várias nações europeias. Um dos blocos era encabeçado pela Inglaterra, outro era encabeçado pela França. Eles disputavam território, como o Canadá e havia uma disputa por peles de animais. No final, os ingleses ganham a guerra da França (ganham a guerra com ajuda dos colonos). 

Com o final da guerra, a Inglaterra havia gastado muito dinheiro. Aliás, toda guerra gasta-se muito dinheiro. Então, agora, os ingleses precisavam de impostos. Arrecadar impostos de quem? Dos ingleses? Não! Mas das colônias inglesas. Portanto, as trezes colônias americanas são alvos dessa cobrança abusiva de impostos. Causando uma grande insatisfação aos colonos americanos. 

O primeiro imposto é a lei de 1764, chamada Lei do Açúcar. As treze colônias americanas podiam consumir açúcar de qualquer lugar, menos fora da Inglaterra. Todo açúcar que vinha de fora era taxado a preços mais altos.

O segundo imposto é a lei do selo 1765. Qualquer produto ou material impresso deve ter um selo britânico. Um jornal teria que ter o selo impresso. O selo era pago, é era caro.

O terceiro imposto é a lei do chá 1773. Foi o estopim de todo o movimento para a independência dos Estados Unidos. Antes podia comprar o chá de qualquer lugar do mundo, agora, com essa lei, somente podia comprar da Inglaterra.

Por causa dessa lei do chá os colonos americanos fizeram a revolta chamada Boston Tea Party (Partido do chá de Boston), em dezembro de 1773, no porto de Boston, Massachusetts. Os colonos revoltados disfarçados de índios invadem o Porto de Boston e lançam as caixas de chá ao mar. O exemplo de Boston foi seguido no sul, na Carolina do Sul e em Nova York.

Devido a esse fato o rei George, rei da Inglaterra, lança as leis intoleráveis, em 1774. Ou seja, tolerância zero para a população das treze colônias.

Lei do aquartelamento – os colonos deveriam hospedar oficiais ingleses em suas casas (casacas vermelhas). O objetivo era evitar qualquer tipo de conflito e rebelião. Causando uma certa indignação aos colonos.

Fechamento do Porto de Boston. Agora não tem mais negócio, mais comercio. Enquanto, que os colonos não pagassem pelo chá derramado no mar, o porto permaneceria fechado.

Os colonos, por causa de tudo isso que está acontecendo, fazem o primeiro congresso da Filadélfia, em setembro de 1774, os representantes das treze colônias declararam intoleráveis os atos aprovados pelo parlamento Britânico.

Agora, no Segundo Congresso Continental, em maio de 1775, novamente na Filadélfia, o fazendeiro George Washington, da Virginia, foi nomeado Comandante Geral do Exercito Revolucionário. Agora, inicia com a Inglaterra uma guerra pela independência das treze colônias. 

Os principais lideres da independência americana são George Washington. Foi fazendeiro e comandou as tropas dos colonos contra as casacas vermelhas; que era um exercito muito bem preparada, viera de muitas guerras. 

O segundo líder da independência americana foi o Thomas Jeferson. Aliás, ele redigiu a declaração da Independência dos Estados Unidos. Foi ele que disse: “Quando no curso dos acontecimentos humanos, torna-se necessário um povo dissolver os laços políticos que o ligam...”; ela foi escrita em 04 de julho de 1776. Então, ele teve um papel importante na história americana. 

O terceiro líder da independência americana foi o Benjamin Flankin. Ele participou ativamente das idéias da libertação das colônias do domínio britânico. E, foi ele, que fez a ponte com a França para os ajudar na independência do seu povo. Os franceses ajudaram com homens, navios e armas de guerra. 

Depois de muitos conflitos, em 1783, a Inglaterra assinou um acordo, reconhecendo a independência das treze colônias.