VELHA REPÚBLICA – 1889 À 1930
REPUBLICA DA ESPADA (1889 -1894). O QUE É ESSA REPUBLICA? ESPADA É UMA ARMA MILITAR. PORTANTO, SÃO OS MILITARES QUE GOVERNAM O BRASIL NESSE PERIODO: MARECHAL DEODORO DA FONSECA E FLORIANO PEIXOTO.
NESSE PERÍODO TIVEMOS A SEGUNDA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL. POR QUE ELA É TÃO IMPORTANTE? SÃO TRES PODERES: EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. FEDERALISMO: ESTADOS E GOVERNO FEDERAL. OS ESTADOS TEM MAIS AUTONOMIA EM RELAÇÃO A UNIÃO. O BRASIL ABANDONOU AO PADROADO (LIGAÇÃO COM A IGREJA CATÓLICA) E PASSOU A SER UM ESTADO LAICO, OU SEJA, RESPEITO AS OUTRAS RELIGIÕES.
TEM A QUESTÃO DO VOTO
PARA MAIS DE 21 ANOS, ALFABETIZADO; MULHER NÃO VOTAVA E NEM ALFABETIZADO. O
VOTO ERA ABERTO PARA TODO MUNDO. VOTO DO CABRESTO. A POPULAÇÃO DO BRASIL ERA DA
ZONA RURAL E QUASE TODOS ERAM FUNCIONÁRIOS DE GRANDE FAZENDEIRO. O FAZENDEIRO,
OU CORONEL, CONSEGUIA CONTROLAR OU MANIPULAR O VOTO DAS PESSOAS. SE NÃO VOTASSE
NO CANDIDATO DO CORONEL, O ELEITOR SOFRIA SEVEROS CASTIGOS DOS CAPANGAS.
FLORIANO PEIXOTO ABRE O PROCESSO ELEITORAL NO BRASIL. AGORA, O POVO VAI ESCOLHER O SEU PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL. PRUDENTE DE MORAES TORNA-SE O PRIMEIRO PRESIDENTE CIVIL DO BRASIL. É UM SISTEMA DE OLIGARQUIA. QUEM É A OLIGARQUIA? OS CAFEICULTORES DE SÃO PAULO. E DENTRO DESSA REPUBLICA OLIGARQUICA INICIA-SE A POLITICA DO CAFÉ (SÃO PAULO) COM LEITE (MINAS GERAIS). OS DOIS ESTADOS MAIS RICOS DO BRASIL PASSAM A MANDAR NA POLITICA DO BRASIL.
ENTÃO O PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA E MINEIRO, PASSAM A
INDICAR O PRESIDENTE DO BRASIL. ORA O PRESIDENTE ERA PAULISTA, ORA ERA MINEIRO.
CAMPOS SALES ESTABELE A POLITICA DOS GOVERNADORES: O CORONEL QUE É O CAFEICULTOR
COLOCAVAM SEUS ELEITORES PARA ESCOLHER SEUS GOVERNADORES, OS GOVERNADORES O
PRESIDENTE. UM AJUDAVA O OUTRO.
CONVENIO DE TAUBATE (1906) SE O CAFÉ ENTRASSE EM CRISE, O GOVERNO FEDERAL IRIA AJUDAR OS CAFEICULTORES. COMO? COMPRANDO OS PRODUTOS DOS CAFEICULTORES. COM A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, 1914 A 1918, OS PAISES REDUZEM A COMPRA DO CAFÉ BRASILEIRO. LOGO, O GOVERNO TERIA QUE COMPRAR O CAFÉ EXCEDENTE.
EM 1929, COM A CRISE DA BOLSA DE VALORES EM NOVA YORKE, OS
ESTADOS UNIDOS PARAM DE COMPRAR O CAFÉ BRASILEIRO. LOGO, O GOVERNO BRASILEIRO
TEVE QUE COMPRAR O CAFÉ EXCEDENTE DOS CAFEICULTORES.
EM 1903 TEM O TRATADO DE PETROPOLIS. A BOLIVIA VENDEU O ACRE PARA O BRASIL, POR 10 MILHÕES DE LIBRAS ESTERLINAS. NO ACRE HAVIA MUITA SERINGUEIRA, DE ONDE TIRAVA O LATEX, PARA CONFECÇÃO DE PNEUS. LOGO ESSA REGIÃO (PARÁ, ACRE, AMAZONAS) FICOU MUITO RICA, ERA MUITO DINHEIRO QUE A BORRACHA PRODUZIA NA REGIÃO.
Em 1902 HOUVE A REVOLTA DAS VACINAS. QUE FOI UMA REVOLTA DE CARÁTER POPULAR QUE ACONTECEU NO RIO DE JANEIRO EM 1904. SUA MOTIVAÇÃO FOI A INSATISFAÇÃO POPULAR COM A CAMPANHA DE VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA CONTRA A VARÍOLA IMPLANTADA NA CIDADE POR MEIO DE OSWALDO CRUZ. HOUVE GRANDE DESTRUIÇÃO MATERIAL E SALDO DE 31 MORTOS.