Republica Café com
Leite
Em seguida iniciou a REPUBLICA DA ESPADA (1889 -1894). O QUE É ESSA REPUBLICA? ESPADA sabemos que É UMA ARMA MILITAR. PORTANTO, SÃO OS MILITARES QUE GOVERNARAM O BRASIL NESSE PERIODO. Os dois presidentes foram: MARECHAL DEODORO DA FONSECA E FLORIANO PEIXOTO. Foi um período de fechamento de congresso (Deodoro da Fonseca), inflação alta, desemprego e muita perseguição politica, aliás, o Floriano Peixoto era conhecido como “marechal de ferro”.
Em seguida, Floriano Peixoto abriu o processo eleitoral no Brasil.
Agora o povo vai escolher seu primeiro presidente para governa-lo, até então,
fora escolhido pelo congresso. De acordo com a Constituição de 1891, somente
votava no Brasil cidadão acima de 21 anos e alfabetizado. Portanto, dá pra
inferir que somente uma pequena parcela da população, isto, é dez por cento da
população brasileira votava, enquanto que noventa por cento era analfabeta.
Outrossim, o voto era aberto, ou seja, todo mundo sabia pra quem você votava! Todo voto era comprado, chamado também de “voto do cabresto”, ou, voto da picanha, ou voto do “Zé Burro”. A essência do voto do cabresto é: o voto em troca de alguma coisa, pode ser um emprego, uma cesta básica, coisas assistencialistas. E não por pensar que aquele candidato era que capacitado para exercer tal mandato.
Iniciou a partir daqui a oligarquia. QUEM É OLIGARQUIA? O significado de oligarquia é “governo de poucos”. Ou seja, durante 24 anos o Brasil foi governado por representantes de dois estados: São Paulo e Minas Gerais. Esse período recebeu o nome de “Política café com leite”. Isto é, ora governava algum representante de São Paulo, ora governava um representante de MG. Por exemplo, o primeiro presidente civil foi prudente de Moraes (1894 a 1898) representando o Estado de São Paulo; em seguida veio Campos Sales (1898-1902) representado o estado de Minas Gerais.
Também tivemos a “Politica dos governadores”. Que abrangia o nível municipal (coronel, ou algum político importante do município, o famoso “curral eleitoral”), depois os governadores (que ajudavam os coronéis com benefícios), em seguida o presidente da república (que favorecia os governadores). Então, havia um conchavo politico que começava no coronel até chegar ao presidente da República.